Políticas da crítica

formação e circulação em práticas midiáticas

  • Gislene da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosana de Lima Soares Universidade de São Paulo
Palavras-chave: crítica de mídia

Resumo

Com o Dossiê “Políticas da crítica: formação e circulação em práticas midiáticas”, RuMoRes abre espaço para exercícios críticos sobre práticas midiáticas na complexidade de suas inserções no campo do audiovisual (televisão, rádio, cinema, documentário), no jornalismo e nas artes (literatura, artes visuais, música). Tais exercícios se inserem na necessidade de atualização de teorias críticas tradicionais, considerando questões de julgamento, de opinião e de busca por critérios para avaliar tais práticas à luz de suas vinculações econômicas, políticas, sociais, entre outras. A diversidade dos artigos apresentados contempla diferentes perspectivas teóricas sobre crítica e observação crítica de diversos objetos empíricos em circulação nas mídias, com apoio de arranjos metodológicos variados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado na ECA-USP (2009/CNPq) e na Universidad Complutense de Madrid (Espanha, 2016/Capes). É uma das líderes do grupo de pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais e bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq

Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, com doutorado e mestrado em comunicação pela mesma instituição. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2012) e no King’s College London (Inglaterra, 2014/Fapesp). É uma das líderes do grupo de pesquisa MidiAto (ECA-USP) e do grupo de pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

Referências

Apresentação do dossiê
Publicado
2019-06-13
Como Citar
SILVA, G.; SOARES, R. Políticas da crítica. RuMoRes, v. 13, n. 25, p. 9-11, 13 jun. 2019.
Seção
Apresentação do Dossiê