Abc da greve: a câmera, o povo, a política

Autores

  • Pedro Vaz Perez Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83570

Palavras-chave:

Cinema, política, estética, Abc da greve, Leon Hirszman.

Resumo

O estudo investiga o filme Abc da greve, de Leon Hirszman, problematizando as relações entre o fenômeno popular e suas representações midiáticas. Um cineasta, com a câmera na rua, no devir do acontecimento histórico: o que ele filma? Como reconstrói o acontecimento no qual também está imerso? Para tal reflexão, serão abordadas as formas com que as relações dialéticas entre indivíduo, massa e líder são representadas no filme, bem como o emprego de um método materialista de investigação da realidade e do uso dialético da montagem. Também serão consideradas as possibilidades maquínicas do intervalo entre cinema e televisão como geradoras de linguagem: a técnica conforma e potencializa o método do documentarista rumo ao ensaio político e à síntese dialética da greve geral.

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Biografia do Autor

  • Pedro Vaz Perez, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). pedrovazperez@gmail.com.

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Abc da greve: a câmera, o povo, a política. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 140–153, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83570. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/83570.. Acesso em: 18 abr. 2024.