Abc da greve: a câmera, o povo, a política
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83570Palavras-chave:
Cinema, política, estética, Abc da greve, Leon Hirszman.Resumo
O estudo investiga o filme Abc da greve, de Leon Hirszman, problematizando as relações entre o fenômeno popular e suas representações midiáticas. Um cineasta, com a câmera na rua, no devir do acontecimento histórico: o que ele filma? Como reconstrói o acontecimento no qual também está imerso? Para tal reflexão, serão abordadas as formas com que as relações dialéticas entre indivíduo, massa e líder são representadas no filme, bem como o emprego de um método materialista de investigação da realidade e do uso dialético da montagem. Também serão consideradas as possibilidades maquínicas do intervalo entre cinema e televisão como geradoras de linguagem: a técnica conforma e potencializa o método do documentarista rumo ao ensaio político e à síntese dialética da greve geral.Downloads
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