Afetos contemporâneos e comunicação – algumas perspectivas

Autores

  • Francisco Beltrame Trento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Thiago Siqueira Venanzoni Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89641

Palavras-chave:

Comunicação, afeto, Spinoza, ontologia.

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo discutir um método de análise da Comunicação pelos conceitos de “afeição” e “afeto” em Spinoza, a partir do comentário de Gilles Deleuze. Visa-se, dessa forma, abrir debate para uma fenomenologia dos afetos, presenciado, sobretudo, nos meios maquínicos de comunicação. Até por esse motivo, classificamos o método a ser apresentado como uma projeção contemporânea dos conceitos modernos de Spinoza. Em um segundo momento, propomos pensar a comunicação a partir dos afetos e agenciamentos para além do “humano”, adotando uma ontologia achatada que dialogue com a possibilidade das comunicações entre coisas ou seres viventes. Para isso, ainda que de maneira muito concisa, traremos algumas discussões da “ontologia orientada às máquinas” (BRYANT, 2014) ou a “ontologia orientada aos objetos” (HARMAN, 2011).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Beltrame Trento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
    Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na Linha de Pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Bolsista CNPQ. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). francisco.trento@gmail.com.
  • Thiago Siqueira Venanzoni, Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) na Linha de Pesquisa Cultura Audiovisual e Comunicação com bolsa FAPESP. Membro do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (MidiAto). thiago.venanzoni@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Afetos contemporâneos e comunicação – algumas perspectivas. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 109–128, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89641. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/89641.. Acesso em: 18 abr. 2024.