De Eric para Mário: sobre autoria, autobiografia e representações do presente em um documentário de busca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.113845

Palavras-chave:

documentário, autobiografia, autoria, narrativa, Uma passagem para Mário

Resumo

A partir de conceitos conectados à autobiografia e à autoria no cinema documental, este artigo parte de uma análise fílmica do documentário Uma Passagem para Mário (2014) e de uma entrevista com seu diretor, Eric Laurence, para tecer algumas reflexões a respeito das particularidades das nuances autobiográficas do longa-metragem e da diversidade de formas de representação de si na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Márcio Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
    Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa em narrativa, documentário e tecnologias digitais.

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Publicado

2016-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

De Eric para Mário: sobre autoria, autobiografia e representações do presente em um documentário de busca. RuMoRes, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 256–274, 2016. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.113845. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/113845.. Acesso em: 29 mar. 2024.