Validade discriminante do protocolo do desempenho funcional e social de crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Livia Marcello Zampieri Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Jair Lício dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Luzia Iara Pfeifer Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Divisão de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v23i2a137616

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Criança Paralisia, Cerebral

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) engloba um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura, atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorrem no desenvolvimento fetal ou cérebro infantil. Como consequências do quadro motor, podem ocorrer prejuízos nas habilidades para as atividades de vida diária, independência da marcha, cuidados de higiene e vestuário, atividades sociais, cognitivas e comportamentais, favorecendo um impacto negativo na saúde e no bem-estar da criança e da família. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um sistema de classificação da função e incapacidade e, por se tratar de uma classificação extensa, existe a possibilidade de se agrupar os códigos mais relevantes para diferentes doenças, formando-se os “Core Sets” e, baseado nesta ideia, foi criado um instrumento nomeado Protocolo de desempenho Social e Funcional de crianças com Paralisia Cerebral (DSF-PC). Objetivo: Avaliar a validade discriminante do protocolo DSF-PC para verificar se o mesmo é sensível às alterações de desempenho funcional e participação social de crianças com paralisia cerebral quando comparadas a crianças com desenvolvimento típico. Métodos: Consistiu na aplicação do protocolo do Desempenho Funcional e Social de crianças com Paralisia Cerebral DFS-PC junto aos cuidadores de crianças com PC e crianças com desenvolvimento típico. Resultados: O DFS-PC é considerado sensível para detectar diferenças entre crianças com PC e crianças com desenvolvimento típico, apresentando diferença significativa em 12 dos 16 domínios através do Teste de Mann-Whitney. Conclusão: Este protocolo é considerado válido e adequado para ser aplicado junto a crianças com Paralisia Cerebral

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Publicado

2016-06-11

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Zampieri LM, Santos JL dos, Pfeifer LI. Validade discriminante do protocolo do desempenho funcional e social de crianças com paralisia cerebral. Acta Fisiátr. [Internet]. 11º de junho de 2016 [citado 25º de abril de 2024];23(2):66-72. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/137616