A questão agrária hoje e os desafios do governo Lula

Autores

  • Marta Inez Medeiros Marques

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i1p37-54

Palavras-chave:

Reforma agrária. Movimentos sociais, Estado, cidadania

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios a serem enfrentados pelo Governo Lula na implementação de uma política de reforma agrária capaz de realizar o potencial de emancipação social que representa a democratização do acesso à terra no contexto da sociedade brasileira.
Visando ressaltar novas faces e elementos apresentados por esta problemática hoje, bem como melhor compreender seus traços estruturais, o texto faz um breve resgate histórico sobre a luta pela reforma agrária a partir de meados do século XX e analisa as ações do Estado voltadas para esta política desenvolvidas a partir de 1985.
Finalmente, após algumas considerações sobre as primeiras iniciativas do Governo Lula nesta área, são analisados quatro aspectos fundamentais relacionados à questão agrária que ele terá que enfrentar: (a) a situação da produção camponesa em face da abertura da economia brasileira; (b) as precárias condições das infra-estruturas produtiva e social nos assentamentos; (c) o caráter pontual e emergencial das ações de reforma agrária; (d) a manutenção de parcela significativa de nossa população rural, e não somente dela, na condição de cidadãos de segunda classe.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2004-12-20

Como Citar

A questão agrária hoje e os desafios do governo Lula. (2004). Agrária (São Paulo. Online), 1, 37-54. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i1p37-54