A Editora Boitempo e a esfera pública alternativa: intelectuais e mídia radical na luta contra-hegemônica

Autores

  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Intelectuais, Mídia Radical, Hegemonia, Editora Boitempo

Resumo

A Editora Boitempo possibilita a um conjunto de intelectuais do campo crítico a inserção de seus debates em uma esfera pública alternativa. Além de publicar obras de autores expressivos da esquerda brasileira e mundial, a editora cultiva mídias radicais no sentido de estabelecer um contrapoder na sociedade civil. Ao desafiar a hegemonia por meio da busca por um espaço de contra-hegemonia no pensamento social, nesses últimos vinte anos a Boitempo se afirmou como uma fértil rede da intelectualidade de esquerda. A crise política de 2016 é um momento ímpar para evidenciar o papel da editora na divulgação de ideias contra-hegemônicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Amazonas
    Professor adjunto do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Parintins (AM). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Comunicação Midiática pela Unesp (2006) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo também pela Unesp (2003). Lidera o Grupo de Pesquisa Estudos Sociais Interdisciplinares do Baixo Amazonas. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, comunicação alternativa, ideologia, teoria e ética do jornalismo, produção de sentido, marxismo e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Como Citar

A Editora Boitempo e a esfera pública alternativa: intelectuais e mídia radical na luta contra-hegemônica. (2017). Revista Alterjor, 15(1), 105-118. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/123387