Comunicação Popular, Comunitária e Movimentos Sociais – Relações entre os conceitos a partir da historicidade do bairro da Terra Firme, em Belém (PA)

Autores

  • Luciana Gouvêa da Cunha Universidade Paulista - Unip -SP

Palavras-chave:

Palavras-chave, Comunicação Popular, Movimentos Sociais, Comunidade, Direitos Humanos

Resumo

O artigo se propõe a analisar a Comunicação Popular a partir de reflexões de sentidos políticos e simbólicos. No artigo “Um pouco do que já foi dito sobre Comunicação Popular e Comunitária”, de Claudia Gianotti (2016), há a defesa de que a idéia de Comunicação Popular reforça a ligação do processo comunicativo realizado por atores locais ao seu histórico de mobilizações sociais. A partir das obras de Baitello Jr. (1997), Paiva (2003;2007;2014) , Downing (2004), Alves (2010) e Gianotti (2016),  o nosso intuito é demonstrar como esta questão se manifesta e é ressignificada a partir da experiência sócio-histórica de movimentos sociais e coletivo de comunicação atuantes no bairro da Terra Firme, na periferia de Belém (PA). 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Gouvêa da Cunha, Universidade Paulista - Unip -SP
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Paulista (PPGCOM-UNIP), sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Miklos. Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Jornalista.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Edição

Seção

Espaço Alternativo

Como Citar

Comunicação Popular, Comunitária e Movimentos Sociais – Relações entre os conceitos a partir da historicidade do bairro da Terra Firme, em Belém (PA). (2017). Revista Alterjor, 16(2), 145-164. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/132518