Mutações no Jornalismo: o interesse público e novas formas de ‘newsmaking’

Autores

  • Enio Moraes Júnior ESPM

Palavras-chave:

jornalismo, produção jornalística, mercado de trabalho, interesse público

Resumo

Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa Mutações no Jornalismo: o interesse público e as novas formas de ‘newsmaking’. O estudo ouviu jornalistas profissionais ligados à imprensa tradicional sobre como a participação dos cidadãos nas rotinas de produção jornalística tem impactado o interesse público na construção da notícia. Os resultados apontam que, para esses profissionais, que ocupam postos de edição e/ou direção dessas em empresas de mídia, o compromisso do jornalista com a notícia e a informação de interesse público ainda é pouco impactado. Por outo lado, para esses indivíduos, as tecnologias oferecem condições para um diálogo mais profícuo entre jornalistas e cidadãos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Enio Moraes Júnior, ESPM

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA / USP). Professor do Curso de Jornalismo e do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Autor do livro Formação de Jornalistas: elementos para uma pedagogia de ensino do interesse público (Editora Annablume, 2013). Membro do Grupos de Pesquisas do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM), da ESPM-SP, e Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor), da USP.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Mutações no Jornalismo: o interesse público e novas formas de ‘newsmaking’. (2017). Revista Alterjor, 16(2), 197-219. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/136711