Da fotografia à cultura visual: Arquivo Fotográfico e práticas de preservação do Iphan

Autores

  • Eduardo Augusto Costa Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0301

Resumo

O arquivo fotográfico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como instituição de saber científico ligada à arquitetura e ao urbanismo, tem aqui um lugar de reflexão fundamental para a compreensão das práticas de preservação e restauro desenvolvidas pelo próprio instituto. Parte-se do princípio de que um arquivo é o próprio futuro da história, uma vez que é ali onde pesquisadores podem ter acesso ao passado ou, mais precisamente, a uma ideia de passado projetada para o futuro. Mediante um trabalho crítico e investigativo quanto à própria natureza desse arquivo, organizado essencialmente por meio de documentos fotográficos, este artigo pretende apresentar algumas das estratégias do Iphan na operacionalização e projeto de uma história para si, de uma história para a cultura brasileira. Este enfoque busca sinalizar certas questões e possíveis abordagens da cultura visual na sua relação com a historiografia da arquitetura e do patrimônio.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

COSTA, Eduardo Augusto. Da fotografia à cultura visual: Arquivo Fotográfico e práticas de preservação do Iphan. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 19–43, 2016. DOI: 10.1590/1982-02672016v24n0301. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/126841.. Acesso em: 16 abr. 2024.