Patrimônios mundiais em contextos nacionais distintos: construindo paralelos entre Brasil e Portugal através dos casos de São Miguel das Missões e do Centro Histórico de Évora

Autores

  • Darlan De Mamann Marchi Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Leticia Mazzucchi Ferreira Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e18

Palavras-chave:

Processos patrimoniais, Patrimônio Mundial, Unesco, Comunidades

Resumo

As ruínas da missão jesuítico-guarani de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul, Brasil, e o Centro Histórico de Évora, Portugal, foram inscritos na lista do patrimônio mundial em 1983 e 1986, respectivamente. Neste artigo busca-se analisar em paralelo as patrimonializações de Évora e São Miguel, uma vez que as duas localidades há décadas já eram consideradas referências de políticas patrimoniais em seus países. Centra-se a atenção, porém, no contexto que levou à inscrição dos elementos materiais das cidades na lista da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura, compreendendo o marco temporal dos anos 1980. Existem desafios comuns na gestão desses patrimônios, que, para além de insucessos ou exemplos de boas práticas, representam o tensionamento entre as trajetórias internas da construção dos processos patrimoniais e a patrimonialização em escala mundial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Darlan De Mamann Marchi, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP/UFPel), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

  • Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, Universidade Federal de Pelotas.

    Professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (PPGMP/UFPel).

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

Patrimônios mundiais em contextos nacionais distintos: construindo paralelos entre Brasil e Portugal através dos casos de São Miguel das Missões e do Centro Histórico de Évora. (2018). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 26, e18. https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e18