Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

1. Os manuscritos deverão conter estritamente as informações necessárias para sua compreensão. Artigos muito extensos poderão ser publicados, a critério da Comissão Editorial.

2. Os manuscritos podem ser submetidos sob duas formas: a) em 3 cópias completas, impressos em espaço duplo, em papel de boa qualidade; b) em forma de documento gravado em disquete de 3½ polegadas ou CD-R com o manuscrito em versão MS-DOS (.doc) ou .txt ou .rtf, e figuras digitalizadas como pdf ou tif com boa resolução (300 dpi para fotografias, 600-800 dpi para desenhos). Cada página deve ser numerada, iniciando com o título do trabalho, nomes dos autores, sua afiliação (grifada), título resumido e notas de rodapé, se necessárias. Em seguida um Abstract (e título em inglês, entre parênteses) e o Resumo (e o título em português, entre parênteses) ou Resumen (e o título em espanhol, entre parênteses), seguidos de 2-4 palavras-chave.

3. Tabelas, figuras e legendas de figuras deverão vir em páginas separadas. Legendas de figuras podem vir em inglês e português (ou espanhol), no final do texto. As palavras figura e tabela podem ser sempre abreviadas e iniciadas por letra maiúscula: Fig. ou Tab.

4. Citações bibliográficas no texto devem incluir o sobrenome do autor e ano da publicação, em ordem cronológica, sem vírgula. Serão colocadas vírgulas apenas entre o ano de publicação e o nome do autor seguinte, na sequência. Se houver mais de dois autores, só o primeiro será citado, seguido de et al. e do ano de publicação. As citações de dois autores dentro e fora de parênteses devem seguir os exemplos seguintes: (Metcalfe & Chalk 1950); Metcalfe & Chalk (1950).

5. Em trabalhos taxonômicos, as citações de material botânico devem ser detalhadas, incluindo, na seguintes ordem: local e data de coleta, nome e n o de coletor e sigla do herbário onde está depositado o material. Os nomes de autores de táxons devem seguir as recomendações de abreviação constantes em Brummitt, R. K. & Powell, C. E. 1992. Authors of plant names (Royal Botanic Gardens, Kew). As citações de obras taxonômicas clássicas dentro do texto devem seguir as abreviações propostas por Stafleu, F. A. & Cowan, R. S. 1976-1988. Taxonomic literature (Bohn, Scheltema & Holkema. Utrecht).

6. A lista de referências bibliográficas, deverá ser em ordem alfabética, segundo os exemplos abaixo:

DAHLGREN, R.M.T., CLIFFORD, H.T. & YEO, P.F. 1985. The families of the monocotyledons. Springer-Verlag. Berlin.

ENGLER, A. 1874. Simaroubaceae. In C.F.P. Martius & A.W. Eichler (eds) Flora brasiliensis. Frid. Fleischer. Leipzig, vol. 12, pars 2,  p. 197-248, tabs. 40-49.

REED, W.W. & TUCKEY Jr., H.B. 1982. Permeability of Brussels sprouts and carnation cuticles from leaves developed in different temperatures and light intensities. In D.F. Cutler, K.L. Alvin & C.E. Price (eds) The plant cuticle. Academic Press. London, p. 267-278.

VENTURELLI, M. 1984. Estudos embriológicos em Loranthaceae: Struthanthus flexicaulis Mart. Revista Brasil. Bot. 7: 107-119.

O Sistema adotado para abreviação de títulos é do Botanico-Periodicum-Huntianum (Bridson, G. D. R. & Smith, E. R. 1991, Carnegie Mellon University, Pittsburgh).

7. As ilustrações (original e 2 cópias) devem ter, no máximo, 3 vezes o seu tamanho final de publicação. O espaço máximo disponível para as figuras (incluindo legendas) é de 18 cm de largura x 23 cm de altura. Cada prancha de figuras deverá receber uma numeração em algarismos arábicos, sendo as figuras individualmente dentro de cada prancha legendadas com letras de a em diante. Todas as figuras devem estar citadas no texto. Os desenhos devem ser feitos em tinta nanquim sobre papel-vegetal. Só serão aceitas fotografias em papel brilhante, cujas dimensões não excedam 2 vezes o tamanho final de publicação. O uso de escalas é obrigatório e devem ser incluídas na própria figura.

8. Para os trabalhos de flora, devem-se observar as seguintes recomendações: a) descrições de famílias e gêneros não devem exceder 15 linhas impressas; b) para citação dos taxa infragenéricos, observar a seguinte seqüência: gênero + espécie + autor (vírgula), obra, página, figura e ano de descrição original; c) abreviar os seguintes termos; alt., compr., larg., diâm.; d) para referência do material estudado, organização das figuras e bibliografia, seguir as normas gerais supra-citadas.

9. Para maiores esclarecimentos sobre a organização do manuscrito, especialmente quanto à maneira de colocação de títulos e subtítulos, subdivisão do texto, organização de tabelas e pranchas, deverão ser consultados números recentes do Boletim, a partir do volume 15.

Os manuscritos, em português, inglês ou espanhol, devem ser enviados ao Editor-Responsável, IB-USP, Rua do Matão, Trav. 14, 321, 05508-900 - São Paulo, SP, Brasil.

Os manuscritos podem ser submetidos sob duas formas: a) em 3 cópias completas, impressos em espaço duplo, em papel de boa qualidade; b) em forma de documento gravado em disquete de 3½ polegadas ou CD-R com o manuscrito em versão MS-DOS (.doc) ou .txt ou .rtf, e figuras digitalizadas como pdf ou tif com boa resolução (300 dpi para fotografias, 600-800 dpi para desenhos). Figuras originais em nanquim só deverão ser encaminhadas após a aceitação do trabalho. Cada página deve ser numerada, iniciando com o título do trabalho, nomes dos autores, sua afiliação (grifada), título resumido e notas de rodapé, se necessárias.

Serão fornecidas, gratuitamente, 30 separatas. Poderão ser obtidas separatas extras, a preço de custo, se solicitado ao editor durante as provas.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretirzes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.