Diferenças individuais e efeitos de feedback na aquisição de verbos no pretérito em espanhol como L2

Autores

  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás
  • Wilson José de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Joesileny Batista de Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Rhanya Rafaella Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i19p454-481

Palavras-chave:

Instrução formal, Feedback implícito, Feedback explícito, Memória de Trabalho, Atenção

Resumo

Este artigo trata de um estudo de observação dos efeitos do feedback no ensino de espanhol como L2 e suas correlações com diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho e de atenção dos aprendizes. Os dois grupos de participantes passaram por um período de instrução formal sobre os usos dos pretéritos em espanhol, sendo que cada grupo recebeu um tipo diferente de feedback. Respectivamente, antecederam e procederam à instrução, pré-teste e pós-teste que incluíam três tarefas linguísticas: de julgamento de gramaticalidade, de compreensão frasal e de produção de frases. Houve também testes para medir a capacidade de atenção e de memória de trabalho. Resultados: o grupo que recebeu feedback explícito aumentou seus escores no pós-teste em todas as tarefas e o grupo que recebeu feedback implícito aumentou as médias de julgamento de gramaticalidade e de produção de frases. Houve correlações entre as diferenças individuais e efeitos dos feedback, principalmente entre capacidade de memória de trabalho e desempenho dos participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal de Goiás

    Elena Ortiz Preuss é docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Wilson José de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    Estudante de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG.

  • Joesileny Batista de Almeida, Universidade Federal de Goiás

    Estudante do Curso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da UFG.

  • Rhanya Rafaella Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Rhanya Rafaella Rodrigues é docente no Instituto Federal Goiano (Campus Ceres) e Discente do Curso de Doutorado do Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

Baddeley, Alan. Memória de trabalho. In: Baddeley, A; Anderson, M. C.; Eysenck, M. W. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011, 54-82.

Baddeley, Alan, D. “Is working memory still working?” In: European psychologist. V. 7, (2). 2002, 85–97.

Bowden, Harriet Wood; Sanz, Cristina; Stafford, Catherine A. “Individual differences: Age, sex, working memory, and prior knowledge”. In: Sanz, Cristina. (Ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: Georgetown University Press, 2005, 105-140.

Costa, Albert; Hernández, Mireia; Sebastián-Gallés, Núria. “Bilingualism aids conflict resolution: evidence from the ANT task”. In: Cognition. V. 106. Elsevier Science B.V. 2008. 59-86.

Cowan, Nelson. Multiple “Concurrent Thoughts: The Meaning and Developmental Neuropsychology of Working Memory”. In: Developmental Neuropsychology, v. 35, n. 5, 447-474, 2010.

Cox, Jessica G.; Sanz, Cristina. “Deconstructing PI for the ages: Explicit instruction vs. practice in young and older adult bilinguals”. In: IRAL - International Review of Applied Linguistics, v. 53, n. 2, 225-248, 2015.

Ellis, Rod; Loewen, Shawn; Erlam, Rosemary. “Implicit and explicit corrective feedback and the acquisition of L2 grammar”. In: Ellis, Rod; Loewen, Shawn; Elder, Catherine; Erlam, Rosemary; Philp, Jenefer; Reinders, Hayo. Implicit and explicit knowledge in second language learning, testing and teaching. Bristol: Multilingual matters, 2009, 303-332.

Ellis, Rod. “Teaching and Research: Options in Grammar Teaching”. In: TESOL Quarterly, v. 32, n. 1, 39-60, 1998.

Engle, Randall W. “Role of Working-Memory Capacity in Cognitive Control”. In: Current Anthropology. V. 51, S. 1, 2010, 17-26.

Engle, Randall W. “Working Memory Capacity as Executive Attention”. In: Current Directions in Psychological Science. v. 11, n. 1, 2002, 19-23.

Fortkamp, Mailce Borges Mota. “Produção Oral e Aquisição de L2: Cognição e Ensino”. In: Matzenauer, C. L. B. et al. (Org.). Estudos da Linguagem: VII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Pelotas: Educat, 2008. 223-234.

Gass, Susan; Selinker, Larry. Second Language acquisition: an introductory course. 3ª ed. New York: Routledge, 2008.

Henshaw, Florencia. “Effects of feedback timing in SLA. A computer-assisted study on the Spanish subjunctive”. In: Sanz, Cristina; Leow, Ronald P. (ed.) Implicit and explicit language learning: conditions, process, and knowledge in SLA and bilingualism. Washington DC: Georgetown University Press, 2011, 85-100.

Juffs, Alan; Harrington, Michael. “Aspects of working memory in L2 learning”. In: Language Teaching. Nº 44 (2), CUP, 2011, 137-166.

Just, Marcel A.; Carpenter, Patricia A. “A Capacity Theory of Comprehension: Individual Differences in Working Memory”. In: Psychological Review, v. 99, n. 1, 1992, 122-149.

Kramer, Rossana. Effects of bilingualism on inhibitory control and working memory: a study with early and late bilinguals. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura correspondente. Florianópolis: UFSC, 2011. 201 p.

Lado, Beatriz; Bowden, Harriet Wood; Stafford, Catherine A.; Sanz, Cristina. A fine-grained analysis on the effects of negative evidence with an without metalinguistic information in language development. Language teaching research 0 (0), 2013, 1-25.

Lenet, Alison E.; Sanz, Cristina; Lado, Beatriz; Howard Jr, James H.; Howard, Darlene V. Aging, pedagogical conditions and differential success in SLA: an empirical study. In: Sanz, Cristina; Leow, Ronald (Ed.). Implicit and explicit language learning: conditions, processes and knowledge in SLA and bilingualism. Washington DC: Georgetown University Press, 2011. 73-84.

Lima, Marília S.; Menti, Magali M. O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira. Revista Letras, Curitiba, n. 62, 2004, p. 119-136.

Marian, Viorica; Blumenfeld, Henrike K.; Kaushanskaya, Margarita. The Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q): Assessing language profiles in bilinguals and multilinguals. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 50(4), 2007.

Ortega, Lourdes. Understanding second language acquisition. New York, Routledge, 2013.

Ortiz Preuss, Elena; Sanz, Cristina. Aquisição de L2: Interação entre variáveis externas e internas. In: ORTIZ PREUSS, E.; COUTO, E. K. N. N. do; RAMOS, R. M. do. (orgs.). Múltiplos olhares e Linguística e Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2016, 121-134.

Ortiz Preuss, Elena. Acesso lexical e produção de fala bilíngue: o processo de seleção linguística. Organon, Porto Alegre, n. 51, 81-101, 2011.

RAE-ASALE. Manual de la nueva gramática de la lengua española. Barcelona: Espasa Libros, 2010.

RAE-ASALE. Nueva gramática de la lengua española. Barcelona: Espasa Libros, 2009.

Rigatti, Pietra C. Um estudo sobre a correlação entre memória de trabalho e compreensão leitora com falantes de português brasileiro. TCC. Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015, 70 p.

Sanz, Cristina; Lin, Hui-Ju.; Lado, Beatriz; Bowden, Harriet Wood; Stafford, Catherine A. One size fits all? Pedagogical Conditions and Working Memory Capacity in Early Language Development. Applied Linguistics, 1-26, 2014.

Sanz, Cristina. Morgan-Short, Kara. Positive evidence versus explicit rule presentations and explicit negative feedback: a computer-assisted study. Language learning, 54 (1), 2004, 35-78

Schmidt, Richard. Attention. In: Robinson, P. (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, 3-32.

Skehan, Peter. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.

VanPatten, Bill. Processing instruction. In: SANZ, Cristina. (Ed.). Mind and Context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: Georgetown University Press, 2005, 267-281.

VanPatten, Bill. Input processing and grammar instruction in second language acquisition. Ablex Publishing Corporation: New Jersey, 1996.

Vidal, Rejane Teixeira. Ensino-aprendizagem do foco na forma: retorno ou recomeço? The ESPecialist, São Paulo, v.28, n. 2, 159-184, 2007.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

Diferenças individuais e efeitos de feedback na aquisição de verbos no pretérito em espanhol como L2. Caracol, São Paulo, n. 19, p. 454–481, 2020. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i19p454-481. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/160981.. Acesso em: 28 mar. 2024.