A cidade no cinema - Pedro Almodóvar: uma experiência de afetos - da movida à maturidade, a Madrid de um cineasta

Autores

  • Gilmar Santana Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000100003

Palavras-chave:

Sociologia da Arte, Cinema, Pedro Almodóvar, Sociologia Urbana, História

Resumo

A dinâmica urbana contemporânea se processa de maneira rápida e efêmera, impedindo-nos de uma apropriação efetiva de suas dimensões. As imagens de seu cotidiano, reveladas em fotos ou filmes procuram no seu conjunto se encarregar dessa tarefa. Porém, mais do que registros, se constituem em construções - traduzidas por seus autores - sobre aquilo que os tocou, tornando-se, por isso, leituras de suas percepções. História, contexto social, crítica cultural e arte fundem-se numa mesma obra. Em seus trabalhos, centrados na cidade de Madrid a partir da Movida - um período de efervescente transformação e criação política e cultural da Espanha de início dos anos 80 do século XX - o cineasta Pedro Almodóvar desenvolve sua síntese. Esta reflexão se atém aos desdobramentos sociológicos desse tipo de atividade, articulando comportamento cosmopolita e produção artístico-cinematográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilmar Santana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutor em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

A cidade no cinema - Pedro Almodóvar: uma experiência de afetos - da movida à maturidade, a Madrid de um cineasta. (2009). Cadernos CERU, 20(1), 33-60. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000100003