O Esvaziamento da experiência docente: relatos orais de professores provocados com base na exibição do filme Sociedade dos poetas mortos

Autores

  • Elen Döppenschmitt Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000100005

Palavras-chave:

Educação, Cinema, Professores, Relatos orais

Resumo

Segundo Hannah Arendt, acredita-se que todo aquele que está envolvido em qualquer processo educativo deveria pensar-se também como responsável pelo mundo. A qualificação do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porém sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo? (ARENDT, 1979. p. 239). Com base nessa reflexão, esta pesquisa concentra-se em entender a visão dos professores sobre sua ?autoridade?, ou seja, em que medida o trabalho do professor não apenas se restringe à competência técnica de um saber específico que deve ser transmitido, mas no seu compromisso para com o educando que se insere na sociedade mais ampla, na qual ambos compartilharão experiências apesar do descompasso entre as respectivas gerações. Por meio de uma metodologia que buscou na relação entre o cinema e a educação um caminho, levantaram-se algumas questões com respeito à experiência docente em escolas públicas. Da exibição de filmes sobre o tema escolar a um grupo de professores de uma EMEF de São Paulo, pôde-se perceber como se viam representados pelos meios de comunicação e na sociedade mais ampla; logo após o debate, foram realizadas entrevistas individuais, sendo possível demonstrar, na maioria dos casos, que a perda da autoridade do professor é fruto da dúvida do próprio legado da tradição escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elen Döppenschmitt, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia, Universidade Católica de São Paulo/ bolsista do CNPq. Pesquisadora na área de Cinema e Oralidade e colaboradora nos projetos sobre imigrantes desenvolvidos pelo Centro de Estudos Rurais e Urbanos desde 1996.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

O Esvaziamento da experiência docente: relatos orais de professores provocados com base na exibição do filme Sociedade dos poetas mortos. (2009). Cadernos CERU, 20(1), 71-84. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000100005