Do campo para a cidade: memórias e histórias de migrantes não-alfabetizados

Autores

  • Maria Regina Clivati Capelo Universidade do Vale do Rio Doce; ESAP; Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200010

Palavras-chave:

Educação social, Alfabetismos, Migração campo-cidade

Resumo

Registra experiências de educação social vividas por trabalhadores rurais não-alfabetizados que migraram para cidades médias e grandes de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados em entrevistas semi-dirigidas com homens e mulheres sexagenários que nasceram e viveram até a juventude no meio rural e, posteriormente, se fixaram em espaços citadinos. De um montante de dez entrevistas foram selecionadas quatro: duas mulheres e dois homens que se identificaram como não-alfabetizados e viveram situações similares embora em localidades diferenciadas. Diante da complexidade da cidade e da exigência de leitura do impresso foram impelidos a desenvolver um alfabetismo social que precisa ser reconhecido e valorizado para que as práticas pedagógicas possam ser mais coerentes com as exigências sociais.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Do campo para a cidade: memórias e histórias de migrantes não-alfabetizados. (2009). Cadernos CERU, 20(2), 163-180. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200010