Para além dos limites do urbano: áreas peri-urbanas e questão ambiental

Autores

  • Vitória Gehlen Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100008

Palavras-chave:

Espaço, Urbanização, Desenvolvimento, Meio ambiente, Interações rural-urbano

Resumo

O presente artigo objetiva divulgar os resultados preliminares de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Federal de Pernambuco "Do Rural ao Urbano: a conversão do uso da terra na Mata Sul de Pernambuco", Edital MCT/CNPq nº 01/2007. Iniciando com as prioridades do desenvolvimento e dos processos políticos que envolvem a conversão do uso da terra, este estudo destaca o processo de urbanização e seus efeitos no meio ambiente no município do Cabo de Santo Agostinho, na região sul de Pernambuco. As relações entre o urbano e rural têm sido entendidas em termos de interações e ligações sociais e econômicas. Essas relações podem ser na forma de estratégias familiares de sobrevivência que enquadram os dois setores, fluxos de mercadorias, capital e migração ou em novas formas de 'urbanização' que incorporam elementos do urbano e do rural. Essas abordagens são úteis, mas não enfatizam as relações políticas entre rural-urbano, em termos das escolhas políticas que foram e são feitas em relação ao uso da terra e aos processos políticos que facilitaram a conversão do uso da terra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitória Gehlen, Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Drª. da Pós-Graduação em Serviço Social/UFPE e da Pós-Graduação do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPE. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça, Meio Ambiente e Planejamento de Políticas Públicas – GRAPP/UFPE. Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Para além dos limites do urbano: áreas peri-urbanas e questão ambiental. (2010). Cadernos CERU, 21(1), 145-161. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100008