Imagens e textos explicativos na investigação sociológica: apontamentos teóricos para ler a Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret (1768-1848)

Autores

  • Anderson Ricardo Trevisan Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000200009

Palavras-chave:

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), Neoclassicismo, Pintura de história, Viagens pitorescas, Sociologia da Arte, Sociologia da Imagem

Resumo

A relação entre imagens e palavras é delicada e muitos artistas se valeram de textos para explicarem suas obras visuais ao longo da História da Arte. No século XIX, especialmente, os artistas mostravam-se preocupados em descrever suas imagens com riqueza de detalhes, sobretudo pela disseminação do gênero viagem pitoresca pela Europa, cujas páginas vinham repletas de gravuras e textos explicativos. Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que viveu entre 1816 e 1831 no Brasil, também publicou a sua, sob o título de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, tendo colocado, ao lado de cada gravura, uma descrição. A leitura e a interpretação de uma obra como a de Debret precisam levar em consideração inúmeros aspectos, que não serão contemplados neste artigo. O que se busca aqui é fornecer elementos teóricos para lidar com um aspecto dela, que é a junção de imagem e texto como forma constituinte da obra de arte, no caso, o livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil.

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Biografia do Autor

  • Anderson Ricardo Trevisan, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Sociologia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São PAulo (FFLCH – USP), bolsista FAPESP

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Imagens e textos explicativos na investigação sociológica: apontamentos teóricos para ler a Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret (1768-1848). (2010). Cadernos CERU, 21(2), 153-169. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000200009