DESAFIOS DO PROJETO ATELIÊ ESCOLA CULTURA DO HABITAR E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

Autores

  • Doraci Alves Lopes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i1p111-131

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas, Jovens e Adolescentes em confl ito com a lei, Cultura do Habitar, Educação Não Escolar, Educação Não Formal.

Resumo

Este estudo analisa como jovens egressos de medidas socioeducativas de Campinas compreendem o Projeto Ateliê Escola - Convivência e Arte, do Centro de Educação e Assessoria Popular, baseado em princípios freireanos para a sua formação, situando esta experiência no contexto das políticas públicas e debate sobre a vulnerabilidade da juventude das classes trabalhadoras. A análise baseia-se na discussão da cultura do habitar e na distinção de projetos político-educacionais baseados nos conceitos de educação não escolar e educação não formal. Desenvolvido entre 2011-2015, aprovado por editais públicos da Petrobras, o trabalho motivou a equipe a aprofundar sua reflexão para o Ateliê Escola seguir em 2016 com a complexa rede socioassistencial envolvida. A pesquisa ocorreu no CEDAP e com reuniões junto a equipe gestora do Ateliê Escola. A metodologia foi construída com estudos documentais, bibliográficos e entrevistas de história oral para uma reflexão sobre a visão de mundo dos jovens egressos que cumpriram as medidas socioeducativas da Fundação Casa. O objetivo é analisar as entrevistas, sublinhando a gravidade das condições de vida desde muito antes do conflito com a lei. E ainda como os jovens constituíram no cotidiano a relação com a arte educação do Ateliê Escola revelando (auto)descobertas, ressignifi cando suas histórias de vida, individuais e familiares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Doraci Alves Lopes, Universidade de São Paulo
    Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo.  Professora titutlar aposentada Pontífica Universidade Católica Campinas.

Downloads

Publicado

2017-08-17

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

DESAFIOS DO PROJETO ATELIÊ ESCOLA CULTURA DO HABITAR E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR. (2017). Cadernos CERU, 28(1), 111-131. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i1p111-131