Considerações sobre a transferência de valor nos países dependentes: uma abordagem multidisciplinar

Autores

  • Lilian Prado Pereira USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i2p165-195

Palavras-chave:

Dependência. Transferência de valor. Teoria Marxista da Dependência.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição às discussões atuais dentro da Teoria Marxista da dependência (TMD) sobre a questão da transferência de valor dos países dependentes para os países centrais abordando a questão de forma multidisciplinar. Começamos pela origem da Teoria da Transferência Geográfica de Valor entre países subdesenvolvidos e países desenvolvidos na obra de Ernest Mandel e Edward Soja, para então passarmos para a tese da transferência de valor entre os teóricos que se dedicam ao estudo da Teoria Marxista do Valor. Em seguida passamos à transferência de valor na Teoria Marxista da Dependência, apresentando-a como um de seus pressupostos, para finalmente tratar das formas em que as transferências de valor ocorrem na atualidade. Concluímos o trabalho apontando para as novas formas de organização social geradas pela ocorrência da transferência de valor no território nacional dos países dependentes, onde as classes sociais mais elevadas se organizam para obter vantagens com o sistema que esse contexto econômico e social estabelece e reafirmando que as transferências de valor são a característica estrutural que mantém os países latino-americanos dependentes de investimentos externos, não sendo uma exceção que atingiu os países periféricos, pelo contrário, são a base do capitalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Prado Pereira, USP
    Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Membro do Núcleo de Estudos do Capitalismo Dependente (NECAD) e Assistente de Pesquisa no NAP-CERU/USP.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Considerações sobre a transferência de valor nos países dependentes: uma abordagem multidisciplinar. (2018). Cadernos CERU, 28(2), 165-195. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i2p165-195