Sangare Okapi, o complexo estivador existencialista

Autores

  • Dionísio Bahule Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes na Universidade Pedagógica em Maputo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i1p19-30

Resumo

Nega-se pensar a poesia fora do universal – ou daquilo que se traduz por – ontologia¬ – sendo o lugar de maior privilégio da arte – o Ser no espaço mais recôndito. Mas a angústia ¬como denúncia da existência e, da insatisfação criada pela circunstância descreve a Literatura Moçambicana do período Pós 2000 – o que chamo de Poetologia Existencial. No «Inventário de Angústias ou Apoteose do Nada» do Sangare Okapi traduz esta estética fi losófi co-literária que se instala no centro do trágico e na visão dramática da condição humana, como também, nas contradições e carências do País que se chama Moçambique.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dionísio Bahule, Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes na Universidade Pedagógica em Maputo

    Formado em Filosofia e História pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Fez estudos de Literatura e Cinema. Foi comentador residente na Televisão de Moçambique como Crítico de Arte. Actualmente é Docente na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes na Universidade Pedagógica em Maputo onde também lecciona no Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique – ISCIM. Participa de Colóquios sobre Arte, Esética, Literatura e Comunicação. Faz recessões críticas e prefácios de livros.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Sangare Okapi, o complexo estivador existencialista. (2018). Cadernos CERU, 29(1), 19-30. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i1p19-30