De volta à Fazenda mágica: narrativas de tempo, memória e lugar entre mulheres provenientes de áreas rurais

Autores

  • João Paulo Ferreira UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%25p

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as narrativas orais de mulheres provenientes de áreas rurais, recolhendo relatos e histórias sobre a vida na Fazenda Guatapará. Como objetivos específicos visou: (a) discutir se, e como, as narrativas orais convergem ou se desagregam nas tramas das memórias produzidas, (b) analisar as fotografias da fazenda em conjunto com as rememorações e (c) contrastar as narrativas apresentadas pelas interlocutoras a fim de problematizar suas continuidades e rupturas. A amostra foi composta por quatro mulheres com idade entre 85 e 95 anos, residentes na zona rural de uma cidade de pequeno porte no interior do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos permitiram perceber aproximações entre as memórias individuais e coletivas, situando a fazenda como lugar-comum de pertencimento e reconhecimento das trajetórias das personagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Paulo Ferreira, UFSCar

    Mestre em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutorando em sociologia pela mesma instituição, sob orientação do Professor Dr. Richard Miskolci. Vice-coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento (NuPAGE) e membro do Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

De volta à Fazenda mágica: narrativas de tempo, memória e lugar entre mulheres provenientes de áreas rurais. (2018). Cadernos CERU, 29(2). https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%p