Imigração e Escolaridade em dois bairros da cidade de São Paulo (2015-2019)

  • Carmen Soledad Aurazo de Watson Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Imirgação, Escolaridade, Estudantes latino-americanos

Resumo

Nesse trabalho aprofunda-se temas relativos à escolaridade de populações de imigrantes, que ocupam dois bairros centrais da cidade de São Paulo. No trabalho original se observou importante ocupação desses fluxos no bairro bem como de estudantes estrangeiros nas escolas da região. O objetivo desse trabalho é identificar as mudanças ocorridas desde 2015, ano da pesquisa, até 2019, no contexto de aumento de imigrantes e refugiados que chegaram na cidade recentemente. Se estudam os contingentes de população imigrante, inserção e origem, aspectos da demanda escolar pelos imigrantes e dos níveis de aproveitamento no ensino no contexto escolar local. Se usam informações secundárias e questionários abertos aplicados a professores e vice-diretores, para constatar a percepção que tem da situação particular do contingente estrangeiro na escola, de um lado, e às mães dos estudantes, a percepção que as famílias têm da escola e escolaridade dos filhos, de outro.  Os resultados mostram a dinamicidade dos processos sociais, contra o apontado na pesquisa anterior, se observou leve aumento dos estrangeiros na região e diminuição em um dos bairros; o baixo desempenho escolar dos estrangeiros confirma os desafios no processo de escolaridade desses segmentos para professores e gestores; e, as condições da educação da população escolar boliviana e peruana, em particular, pode estar sendo afetada pela situação de vulnerabilidade geral das famílias.

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Biografia do Autor

Carmen Soledad Aurazo de Watson, Universidade de São Paulo - USP

Socióloga com doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

Publicado
2019-06-05
Como Citar
Watson, C. (2019). Imigração e Escolaridade em dois bairros da cidade de São Paulo (2015-2019). Cadernos CERU, 30(1), 135-167. Recuperado de http://www.periodicos.usp.br/ceru/article/view/158707
Seção
Dossiê Migrações