Imigração brasileira contemporânea: brasileiras e brasileiros na Espanha

Autores

  • Taís Cristina Samora de Figueiredo Universidade Autônoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v30i1p201-240

Palavras-chave:

Imigração brasileira, Espanha, Barcelona, Gênero, Língua de herança

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de doutoramento, em que se busca apresentar a diáspora brasileira, realizando um recorte geográfico e detalhando esta imigração na Espanha. Através de uma revisão bibliográfica e, também, com base em dados de investigação é exposto o que representa o coletivo brasileiro no país, sobretudo na Catalunha. Caracterizada por ser uma nacionalidade invisibilizada no contexto imigratório, com exceção de Portugal, dados recentes são apresentados sobre as brasileiras e brasileiros neste contexto, destacando-se ainda o que representa a imigração feminina em tal cenário de invisibilidade. Em Barcelona, embora o coletivo brasileiro se apresente numericamente pequeno, em comparação com outras nacionalidades, se encontra bem representado, já que muitos deles vivem ali com nacionalidade europeia e parecem expressar “en las calles” sua brasilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taís Cristina Samora de Figueiredo, Universidade Autônoma de Barcelona

    Doutoranda em Antropoligia Social e Cultural na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha, sob orientação da professora doutora Beatriz Ballestín Gonzales; Mestre em Antropolia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Graduada em Letras na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); faz parte do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisa "Processos Identitários e Poder” - GEPPIP/UFS, sob coordernação do professor doutor Marcelo Alario Ennes.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Dossiê Migrações

Como Citar

Imigração brasileira contemporânea: brasileiras e brasileiros na Espanha. (2019). Cadernos CERU, 30(1), 201-240. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v30i1p201-240