As incompreensões de um novo sentido de terra: bases de um tratado de sociologia rural segundo Henry Lefèbvre

Autores

  • Glauber Lopes Xavier Universidade Estadual de Goiás; Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Rurais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100009

Palavras-chave:

Tratado de Sociologia Rural, Henri Lefèbvre, Sentido da terra

Resumo

Com o objetivo de apresentar as bases de um tratado de Sociologia Rural segundo o pensamento de Henri Lefèbvre, este artigo considerou a década compreendida entre os anos de 1948 e 1958, com base nas experiências empíricas e teóricas do sociólogo e filósofo marxista francês. Ademais, apresentou argumentos que apontam a importância de uma Sociologia Rural e como ela permite a compreensão do novo sentido da terra. No primeiro, são expostas as principais críticas de Lefèbvre à Sociologia Rural empiricista e aplicada. No segundo, são apontadas as premissas do método regressivo-progressivo, base metodológica do tratado lefebvriano. No terceiro, há o registro de breves notas sobre a Sociologia Rural de José de Souza Martins, sociólogo brasileiro que se apoiou em conceitos e categorias de Henri Lefèbvre em seus estudos sobre a questão agrária no Brasil. No quarto momento, é dada ênfase ao pensamento de Henri Lefèbvre e as bases de seu tratado de Sociologia Rural. O quinto momento traz algumas reflexões sobre o novo sentido da terra, evocando uma Sociologia Rural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás; Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Rurais
    Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do CEPRur (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Rurais da Universidade Estadual de Goiás)

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

As incompreensões de um novo sentido de terra: bases de um tratado de sociologia rural segundo Henry Lefèbvre. (2011). Cadernos CERU, 22(1), 133-146. https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100009