A alternância como elo articulador na formação de educadores e educadoras do campo

Autores

  • Domingos Rodrigues da Trindade Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100015

Palavras-chave:

Alternância, Formação de educadores e educadoras do campo, Assentamento Itaúna

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado realizada na Faculdade de Educação/UnB, junto à linha de pesquisa Ecologia Humana e Práxis Pedagógica, na área de concentração Educação e Ecologia Humana, eixo Educação do Campo, cujo título é "O potencial da Licenciatura em Educação do Campo da UnB para a produção de ações contra-hegemônicas: um estudo de caso no Assentamento Itaúna em Planaltina de Goiás". Realizou-se um trabalho de campo no qual as técnicas de grupo focal, entrevista semi-estruturada, observação e análise documental constituíram os principais instrumentos de coletas de dados. Os sujeitos desta pesquisa foram oito estudantes da segunda turma da Licenciatura em Educação do Campo/UnB, que residem no Assentamento Itaúna (três homens e cinco mulheres); quatro docentes do referido curso que orientam e acompanham a Inserção Orientada na Escola do Campo e na comunidade (uma mulher e três homens); uma diretora, uma coordenadora pedagógica, cinco docentes (quatro mulheres e um homem), doze educandos(as) (nove homens e três mulheres) da escola de inserção e quatro pessoas do Assentamento Itaúna. Neste texto, apresenta-se uma reflexão sobre a compreensão de Alternância no processo de formação de educadores e educadoras do campo. Os resultados da pesquisa apontam que, para alguns docentes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), a alternância é um modo que define a maneira de formar os educadores e educadoras do campo e a organização do trabalho pedagógico do curso. A alternância em construção na LEdoC da UnB é entendida pelos estudantes e docentes desse curso que participaram desta investigação como um princípio que possibilita o diálogo entre a teoria e a prática no tempo real da formação, além de permitir que os educando(as) compreendam a escola e a comunidade por meio da intervenção na realidade configurada na Inserção Orientada na Escola e na Comunidade.

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Biografia do Autor

  • Domingos Rodrigues da Trindade, Universidade de Brasília
    Prof. do Departamento de Educação Campus XII/UNEB, doutorando em Educação, Universidade de Brasília

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

A alternância como elo articulador na formação de educadores e educadoras do campo. (2011). Cadernos CERU, 22(1), 257-268. https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100015