Variações sobre um mesmo tema: Representações da guerra de Canudos na literatura e no cinema

Autores

  • Giuseppe Rocalli Ponce Leon de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Álisson Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • João Batista Dias Vieira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p45-56

Palavras-chave:

Cinema. Obra Literária, Estereótipos, Personagens aleatórios.

Resumo

Algumas obras literárias são transformadas em filmes, minisséries e peças teatrais. Esse processo pressupõe uma reelaboração do texto literário e o acionamento de alguns pressupostos característicos da linguagem cinematográfica. Este trabalho busca discutir esse processo e suas implicações, relacionando a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha (1902), e o filme “Guerra de Canudos” (produzido em 1997). A história de Canudos transformada em filme e posteriormente adaptada para uma minissérie televisiva, mostra um pouco dessa visão “maquiada”, na qual o diretor“inventa” personagens para dar continuidade e seguimento às rupturas existentes entre o que é considerado fato histórico e o que é transformado em ficção, seja para o cinema, seja para a televisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giuseppe Rocalli Ponce Leon de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande
    Licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Sociais peloPrograma de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiêncianas áreas de História, Sociologia, Antropologia e Educação. É pesquisador do Grupo Estudos Culturais (UFCG),e Técnico do Grupo Flor e Flor: estudos de gênero (UEPB). Desenvolve pesquisas no campo do Gênero, ecultura-popular. Atualmente é professor da UVA/UNAVIDA no curso de Pedagogia.
  • Francisco Álisson Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande
    Aluno do Curso de Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG,Campus de Cajazeiras (PB).
  • João Batista Dias Vieira, Universidade Federal de Campina Grande
    Aluno do Curso de Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG,Campus de Cajazeiras (PB).

Downloads

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Variações sobre um mesmo tema: Representações da guerra de Canudos na literatura e no cinema. (2011). Cadernos CERU, 22(2), 45-56. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p45-56