Duas mulheres em quatro tempos: telas de Xica da Silva e Pagu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p109-124Palavras-chave:
Cinema brasileiro, História, Gênero feminino, Mulheres no cinemaResumo
Este texto discute as relações entre cinema e história, por meio da análise de dois filmes brasileiros - “Xica da Silva” (1976) e “Eternamente Pagu” (1989) - realizado sem diferentes momentos políticos, sociais e culturais da história do Brasil. Tendo como pressuposto que todos os filmes são documentos históricos que refletem as questões do período em que foram realizados, foram explicitadas as influências dos fenômenos históricos vividos pela sociedade brasileira, entre os anos 70 e 80 do século passado,nas características dessas duas obras cinematográficas. Ao analisar os filmes como documento, procurou-se estabelecer um diálogo com os trabalhos de historiadores e cientistas sociais que tentaram compreender como essas películas refletiram certos aspectos da cultura predominante no país, no momento em que foram produzidas.Downloads
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Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Duas mulheres em quatro tempos: telas de Xica da Silva e Pagu. (2011). Cadernos CERU, 22(2), 109-124. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p109-124