A vida como nas vitrines: sociedade do espetáculo e do fetichismo da mercadoria em O mágico (2010)

Autores

  • Soleni Biscouto Fressato Universidade Federal da Bahia
  • Jorge Nóvoa Universidade de Paris VII – Denis-Diderot

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p161-170

Palavras-chave:

Cinema-história, Fetichismo da mercadoria, Sociedade do espetáculo.

Resumo

Partindo do pressuposto de que as produções fílmicas podem ser utilizadas como fontes para estudos histórico-sociológicos, pois nos filmes está expressa uma infinidade de aspectos culturais e relações sociais, a proposta do presente artigo é analisar aspectos da sociedade capitalista, a saber: a espetacularização, o fetichis moda mercadoria e o confronto entre o arcaico e o moderno, com base na animação fílmica O mágico (L´illusionniste, 2010).

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Biografia do Autor

  • Soleni Biscouto Fressato, Universidade Federal da Bahia
    Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia, UFBA, pesquisadora daOficina Cinema-História, Núcleo de Produção e Pesquisas da Relação Imagem-História (UFBA) e editora darevista O Olho da História (www.oolhodahistoria.org).
  • Jorge Nóvoa, Universidade de Paris VII – Denis-Diderot
    Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris VII – Denis-Diderot, professor associado III do Departamentode Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia, UFBA, fundador e coordenador daOficina Cinema-História, Núcleo de Produção e Pesquisas da Relação Imagem-História (UFBA) e editor daRevista O Olho da História (www.oolhodahistoria.org).

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Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

A vida como nas vitrines: sociedade do espetáculo e do fetichismo da mercadoria em O mágico (2010). (2011). Cadernos CERU, 22(2), 161-170. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p161-170