Programas públicos de formação profissional e percepção do mercado de trabalho: relatos de uma pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p61-84Palavras-chave:
Intermediação de mão-de-obra, Mercado de trabalho, Qualificação profissional, Divisão sexual do trabalhoResumo
Este arquivo se detém sobre uma experiência de intermediação de mão-de-obra resultante de programa público de formação profissional em três setores de atividade: construção civil, metalurgia e vendas. Tal programa é parte do Plano Nacional de Qualificação,de âmbito federal, porém, sua execução é munipalizada. Foi escolhido como objeto de estudo um município da Grande São Paulo. Aspectos gerais e específicos são ressaltados. A importância da coordenação dos atores coletivos e da concertação social em formato tripartite para a escolha de prioridades e dos alvos do programa é destacada na primeira parte. Na segunda parte, procede-se a uma análise mais detida dos problemas e obstáculos na implementação desse programa. Procura-se seguir os argumentos dos atores, contrastando com as intenções do planejador. Por fim, um balanço das experiências de formação profissional aponta para a necessidade de colocar em perspectiva os "gargalos" detectados e buscar explicações para eles nas camadas mais profundas da estrutura social, a fim de refazer a lógica dos atores, em especial dos treinandos.Downloads
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Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Programas públicos de formação profissional e percepção do mercado de trabalho: relatos de uma pesquisa qualitativa. (2012). Cadernos CERU, 23(1), 61-84. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p61-84