INFÂNCIA E MEIO AMBIENTE: O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS DE SERRA GRANDE SOBRE OS PEIXES E MAR.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v24i1p169-197Palavras-chave:
Jangadeiros, Infância, Transmissão de ConhecimentoResumo
Essa pesquisa foi desenvolvida na Vila de Serra Grande, distrito do município de Uruçuca. Seu objetivo foi investigar o conhecimento das novas gerações. Para obtenção de dados sobre o conhecimento e as percepções das novas gerações (crianças), foram empregadas as técnicas de utilização e análise de redações e desenhos construídos por alunos de 4a série de uma escola municipal do Vilarejo estudado. A análise qualitativa das redações foi feita através da interpretação por meio da análise de conteúdo. A análise dos desenhos foi realizada levando-se em consideração o que havia sido observado nas redações. A partir da análise das redações e dos desenhos ficou registrado que ocorre a transmissão de conhecimento entre as diferentes gerações, principalmente no que diz respeito as espécies de peixes de maior importância comercial. Através das redações e dos desenhos as crianças expuseram de maneira impactante como percebem a realidade que vivem, demonstrando o entendimento que possuem das dificuldades enfrentadas pelos pescadores e pela comunidade como todo.