Entre a favela e o castelo: infância, desigualdades sociais e escolares

Autores

  • Deise Arenhart Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maurício Roberto da Silva Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p59-82

Palavras-chave:

Infância, Desigualdades Sociais, Desigualdades Escolares, Classe Social, Geração.

Resumo

Este texto se circunscreve na esteira das reflexões sobre as possíveis articulações entre a problemática das desigualdades sociais e as desigualdades escolares. Busca-se aqui colocar a infância no epicentro desse debate, pondo em cena as categorias analíticas que constroem a infância e a condição de desigualdade a ela associada: geração (diversidade) e classe (desigualdade social). Neste sentido, o texto, tendo como lócus uma escola de classe média (Castelo) e outra da classe empobrecida (Favela), tem como desafio, de um lado, debater, de forma articulada, os aspectos geracionais, tais como as questões de alteridade no âmbito das relações criança-adulto e, de outro lado, determinações de classe social que, por sua vez, terminam por estreitar as relações entre desigualdades sociais e escolares. As conclusões provisórias apontam para o fato de que a condição de desigualdade social também se reproduz na escola, por fatores estruturalmente políticos, econômicos e também pedagógicos. Nas manifestações das crianças, sobretudo as da favela as quais vivem essa dupla condição de desvantagem social (tanto a geracional como a de classe), evidenciamos pistas de como elas procuram driblar a condição do não direito para construir alternativas de fazer viver sua condição infantil no espaço escolar. As crianças reagem às condições de opressão (corpo oprimido) pela expressão de um corpo brincante e portador de resistências e transgressões. O texto conclui reiterando a necessidade de colocar a produção científica a favor de um projeto comprometido com a transformação social, na qual o direito à vida seja de fato para todos e todas e em todas as idades.

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Biografia do Autor

  • Deise Arenhart, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação pela UFF e professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Atuou durante nove anos como
    professora de Educação Física da Rede Pública de Educação de Florianópolis

  • Maurício Roberto da Silva, Universidade Comunitária Regional de Chapecó

    Doutorado pela Unicamp/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação e pós-doutoramento em Estudos
    da Criança - Uminho. Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Entre a favela e o castelo: infância, desigualdades sociais e escolares. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 59-82. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p59-82