Avaliação de cursos de educação superior à distância

Autores

  • Cecília Carmen Pontes Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Rita Aprile Universidade Anhanguera de São Paulo/Centro Estudos Cultura Contemporânea

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p263-276

Palavras-chave:

Avaliação de cursos à distância, Ensino Superior no Brasil, Educação à distância, Educação superior

Resumo

Desde meados dos anos de 1990, o Estado vem incentivando e criando facilidades para a abertura e expansão de instituições privadas de ensino superior. O crescimento gradativo dessas instituições tem concorrido para o aumento da oferta de cursos de graduação presenciais e a distância, em todo o país. Em relação à modalidade a distância, a questão central que se coloca é: como avaliar adequadamente a sua qualidade tendo em vista a insuficiência do formato tradicional de avaliação usado em cursos presenciais? O presente artigo sistematiza informações referentes a um conjunto de categorias que constituem um referencial importante para os processos de regulação de cursos de educação superior a distância. Essas categorias resultaram na proposição de uma matriz de avaliação que inclui aspectos pertinentes à coordenação, docência, tutoria, equipe técnica e alunos e elementos como: material didático, ambiente de veiculação da programação e suporte técnico, entre outros. Para além da melhoria da qualidade, a proposição de intervenções visando alterações e/ou aperfeicoamento das programações a distância constitui uma medida social e política de democratização do acesso à educação superior.

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Biografia do Autor

  • Cecília Carmen Pontes Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
    Socióloga, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado pela University of Cambridge, UK. É pesquisadora do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU) da USP e do Centro de Estudos e Cultura Contemporânea (CEDEC). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua nas áreas de Administração e Educação
  • Maria Rita Aprile, Universidade Anhanguera de São Paulo/Centro Estudos Cultura Contemporânea
    Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Centro de Estudos e Cultura Contemporânea (CEDEC). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP), onde coordena o Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Profissional e Inclusão Social. Atua nas áreas de Educação, Trabalho e Saúde

Referências

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Avaliação de cursos de educação superior à distância. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 263-276. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p263-276