O Caipira, o boi e a viola: representação e superação simbólica do caipira diante do êxodo rural em São Paulo

Autores

  • Jean Carlo Faustino Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200008

Palavras-chave:

Música, Caipira, Viola, Boi

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das modas de viola de "Tião Carreiro e Pardinho" que têm como tema o boi, com o objetivo de reconstruir a narrativa geral formada por essas músicas e que correspondem aos dilemas e tensões vividos pelo caipira diante das transformações e do êxodo rural brasileiro. A hipótese desenvolvida é a de que o boi, nessas modas, pode ser interpretado como representação simbólica do destino do caipira no seu novo contexto social: a cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Carlo Faustino, Universidade Federal de São Carlos
    Mestre em Sociologia pela UNICAMP. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

O Caipira, o boi e a viola: representação e superação simbólica do caipira diante do êxodo rural em São Paulo. (2009). Cadernos CERU, 20(2), 115-131. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200008