“A Balada do Falso Messias” de Moacyr Scliar: Um Passeio pelos Porões do Judaísmo

Autores

  • Saul Kirschbaum Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2017.142459

Resumo

Algumas obras de Moacyr Scliar poderiam, propriamente, ser agrupadas sob a denominação “passeios pelos porões do judaísmo”. São textos em que o autor revisita episódios da história judaica que não são motivos de orgulho para o povo judeu, trazendo-os para a atualidade em forma de paródia.

É o caso do conto “A Balada do Falso Messias”. Sua inspiração remonta ao fato histórico ocorrido na Palestina do século XVII protagonizado por Shabtai Zvi, proclamado Messias por seu “profeta” Natan de Gaza. Após empolgar comunidades judaicas de todo o mundo (inclusive Polônia e Holanda), Shabtai, colocado pelo sultão do Império Otomano ante à alternativa de decapitação, converteu-se ao Islã, para grande decepção de seus seguidores. Na verdade, um pequeno grupo destes manteve-se fiel, acreditando que a conversão fazia parte do plano de implementação da era messiânica.

Na versão de Scliar, Zvi e Natan, ainda vivos depois de mais de dois séculos, acompanham, em 1906, judeus russos a caminho das colônias agrícolas criadas pelo Barão Hirsch (que no conto passa a ser Barão Franck). A trajetória do “falso Messias” é recontada em meio a várias alusões a outros tantos episódios da história judaica e da vida de Jesus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saul Kirschbaum, Universidade de São Paulo
    Pesquisador independente. Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
     

Downloads

Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

DOSSIÊ MOACYR SCLIAR

Como Citar

“A Balada do Falso Messias” de Moacyr Scliar: Um Passeio pelos Porões do Judaísmo. (2018). Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 15, 35-48. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2017.142459