Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas

Autores

  • Maria do Carmo Souza de Almeida Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134

Palavras-chave:

ommunication, education, educommunicative practices, cinema, teacher education

Resumo

 

Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.

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Biografia do Autor

  • Maria do Carmo Souza de Almeida, Universidade de Taubaté
    Graduada em Letras. Mestre em Línguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora efetiva da Universidade de Taubaté. Atua na graduação e no Mestrado em Linguística Aplicada.

Referências

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas. (2015). Comunicação & Educação, 20(2), 125-134. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134