Educomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadania

Autores

  • Alessandro Augusto Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patrícia Maria Martins Nápolis Universidade Federal do Piauí
  • Jociara Pinheiro Luz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38

Palavras-chave:

educomunicação, divulgação científica, linguagem radiofônica, rádio

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandro Augusto Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Educação Brasileira e docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • Patrícia Maria Martins Nápolis, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Ciências pela UFSCar e docente na Universidade Federal do Piauí (Centro de Ciências da Natureza).

  • Jociara Pinheiro Luz, Universidade Federal do Piauí

    Graduanda (iniciação científica) – Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Educomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadania. (2016). Comunicação & Educação, 21(2), 27-38. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38