Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica

Autores

  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Estadual Paulista
  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61

Palavras-chave:

redes sociais, mídia- -educação, aprendizagem colaborativa, linguagem cinematográfica

Resumo

As ferramentas digitais da Web 2.0 mudaram significativamente a nossa relação com a informação, como nos comunicamos com os outros e nossa experiência on-line. Diante disso, novas possibilidades de aprendizagem surgem. Paralelamente ao avanço das tecnologias em rede, podemos também citar a importância da educação para os meios de comunicação, a chamada educomunicação ou educação para a mídia, que se torna essencial para uma formação cidadã e autônoma. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades com a mídia-educação que utiliza as redes sociais, e mostrar que é possível trabalhar, através das redes, com conteúdos que visem à mídia-educação, sob uma ótica de aprendizagem colaborativa e interativa.

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Biografia do Autor

  • Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Estadual Paulista

    Jornalista, mestre em TV Digital e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Integrante do grupo de pesquisa EpisCom. 

  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

    Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (PB). Doutora em Educação, mestre em Comunicação Midiática, pesquisadora da relação entre educação e tecnologias da informação e da comunicação. Integrante do grupo de pesquisa EpisCom.

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

Educação para a comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com a linguagem cinematográfica. (2017). Comunicação & Educação, 22(1), 53-61. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p53-61