Uma análise da evasão discente do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA - Campus São Borja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p95-107

Palavras-chave:

Relações Públicas, evasão discente, Unipampa, Ensino Superior, São Borja.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar os dados relacionados ao fenômeno de evasão discente no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja e, então, fazer uma reflexão sobre essa questão. Para tanto, a metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica, amparada pela análise documental. O curso teve a sua primeira oferta em 2010-2, e o foco de análise deste trabalho está nas evasões compreendendo os anos de 2010 a 2017. O estudo aponta que o índice de evasão é alto, chegando a quase 60% no período analisado. Em vista disso, busca-se apresentar, nesta reflexão, estratégias que possam amenizar ou reverter essa realidade e ampliar o debate interno e entre a comunidade acadêmica da área de Relações Públicas a respeito da evasão no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

  • Valmor Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria

    Pós-Doutorando em Educação pela UFSM ( 2017 - 2018-1). Doutor em Comunicação pela PUCRS ( 2013). Professor Adjunto da UNIPAMPA – Câmpus São Borja desde 2011. Docente no ensino superior há mais de 16 anos.  

  • Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa

    Doutora em Comunicação pela UFSM.

    Professora Adjunta do curso de Relações Públicas da Unipampa. 

  • Juliana Lima Moreira Rhoden, Universidade Federal do Pampa

    Doutoranda em Educação. Psicóloga. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. 

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Uma análise da evasão discente do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA - Campus São Borja. (2018). Comunicação & Educação, 23(2), 95-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p95-107