Educação para a Comunicação Social: experiências educativas com o jornalismo em Portugal. Entrevista com Manuel Pinto

Entrevista com Manuel Pinto

  • Maria Rehder Università di Padova
  • Felipe Saldanha Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: educação para a comunicação social, educação para os media, educomunicação, jornalismo na educação, alfabetização midiática

Resumo

O diretor do Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (Portugal) e membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), o professor Manuel Joaquim Silva Pinto, concedeu entrevista exclusiva para a Revista Comunicação & Educação. A conversa foi realizada na ocasião de sua vinda ao Brasil para participar do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, promovido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) e Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), em novembro de 2018, em São Paulo (SP). Manuel Pinto conta o que o motivou a ingressar na área da Educação para a Comunicação Social. Também falou sobre os resultados de suas pesquisas acerca do papel do jornalismo neste campo e destacou a importância de olhar para as crianças não apenas como filhos ou alunos, mas sujeitos que têm direitos de expressão e participação assegurados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rehder, Università di Padova

Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP). Mestre em Direitos Humanos e Democratização pela Università di Padova (Eiuc) e especialista em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Felipe Saldanha, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BRITES, Maria José; PINTO, Manuel. Is there a role for the news industry in improving news literacy? Media Education Research Journal, Leighton Buzzard, v. 7, n. 2, p. 29-47, 2017.
PINTO, José Madureira. A prática da razão sociológica: forçando os limites. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM MUSEOLOGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA, 1., 2010, Porto. Anais […]. Porto: Universidade do Porto, 2016. p. 16-26.
PINTO, Manuel. Digressão sobre a “crise do jornalismo”: entre definhamento e re-invenção. Braga: Universidade do Minho, 2008. Disponível em: http:// repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/40799. Acesso em: 11 mar. 2019.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Rehder, M., & Saldanha, F. (2019). Educação para a Comunicação Social: experiências educativas com o jornalismo em Portugal. Entrevista com Manuel Pinto. Comunicação & Educação, 24(1), 95-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p95-107

Dados de financiamento