A educação de hoje rumo à educação planetária de amanhã

Autores

  • Lucilene Cury, Profa. Dra. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0002-7426-1903
  • Marciel Consani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p78-87

Palavras-chave:

educação, educação a distância, mídias digitais, formação de educadores, educomunicação

Resumo

Este artigo propõe o início de uma discussão ampla e aberta sobre as questões que afetam a educação hoje por conta dos impactos das mídias digitais num contexto de permanente conexão com o processo de ensino-aprendizagem. A premissa básica é que as demandas e os desafios da educação a distância (EaD) são, em princípio, os mesmos que afetam a educação como um todo, ambas profundamente impactadas pelo paradigma da complexidade em dimensão planetária – conceitos iluminadores abordados na obra de Edgar Morin. Ao final desta série de reflexões, almeja-se pontuar a necessidade de um olhar que transcenda as questões puramente tecnológicas e operacionais, ao mesmo tempo que reafirme a importância e a pertinência da abordagem educomunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Cury, Profa. Dra., Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Docente e pesquisadora do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Marciel Consani, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Docente e pesquisador do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Access on: Dec. 30, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 34, 13 dez. 2004. Available from: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Access on: Nov. 15, 2019.

BRUNNER, José Joaquim. Los valores se modernizam o permanecen inmutables? Revista Universum, Talca, n. 13, p. 21-32, 1998.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Zahar, 2009.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário a educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2003.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, Edgar; CURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

NISKIER, Arnaldo. Os aspectos culturais e a EAD. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 28-33.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias: resumo sobre as políticas da AMI. Brasília, DF: Unesco, 2016.

PISANI, Francis; PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

SIRE, Antoine. Posfácio. In: PISANI, Francis; PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 301-304.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Cury, L., & Consani, M. (2019). A educação de hoje rumo à educação planetária de amanhã. Comunicação & Educação, 24(2), 78-87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p78-87