A construção do campo Comunicação/Educação

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p7-16

Palavras-chave:

cultura, televisão, formas simbólicas, mediações, campo comunicação/educação

Resumo

O artigo trata da construção do campo comunicação/educação inserindo-o na cultura. Aborda três aspectos desse campo: a circulação dos bens simbólicos, a transdisciplinaridade que o forma, as mediações dos meios de comunicação que, editando o mundo, formulam e divulgam uma única versão da realidade. Aponta a importância do rádio e da televisão. Mostra a culturada mídia como construtora de significados, os quais se constituem na base da formação das identidades. Recusando visões maniqueístas (ou emissor ou receptor), que levariam à compreensão da mídia apenas como veiculadora de significados, defende uma visão dialógica, inserindo a construção desses significados no território que se que se estabelece entre ambos os pólos.



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Publicado

1999-04-30

Como Citar

A construção do campo Comunicação/Educação. (1999). Comunicação & Educação, 14, 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p7-16