Globalização da comunicação

  • Willians E. Biernatzki Universidade de Saint Louis
Palavras-chave: transnacionais, globalização, identidade cultural, tecnologia, televisão, Estados Unidos

Resumo

O artigo, originalmente editado por William E. Biernazki, S.J. para a revista Communication Research Trends, da Universidade de Saint Louis, EUA, em 1997, e traduzido em língua portuguesa para Comunicação & Educação, apresenta uma visão geral sobre o debate que se trava sobre a globalização da comunicação através, principalmente, das empresas transnacionais de mídia e do desenvolvimento tecnológico. O autor discute a influência dessa poderosa indústria transnacional na cultura dos diferentes povos do mundo e a força econômica que representam opondo-se, muitas vezes, até mesmo aos Estados-nacionais. Ressalta o papel que elas desempenham em países do Terceiro Mundo, chamando a atenção para a excessiva dependência tecnológica que estes países têm das empresas transnacionais e de seus países de origem.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2000-12-30
Como Citar
Biernatzki, W. (2000). Globalização da comunicação. Comunicação & Educação, (19), 46-65. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p46-65