Sistemas educativos entre máquinas e redes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i25p45-60Palavras-chave:
tecnologia da informação, educação, universidade virtual, conhecirnento, InternetResumo
O autor discute como as tecnologias de informação e comunicação tornaram-se base da ideologia da sociedade contemporânea, sendo apontados como solução para os principais problemas que se enfrentam: violência, desemprego, desenvolvimento, educação, saúde etc. Detem-se a pensar a relação entre as novas tecnologias e a educação, destacando a importância de se questionar o tipo de uso e os fundamentos das redes virtuais para a educaçáo. Ele destaca que as redes virtuais de ensino a distãncia náo são capares de promover a interação crítica e reflexíva propiciada pela interação alunos-professar, correndo-se o risco de restringir-se o processo de forrnação a transmissão pragmática de informaçóes. Destaca, ainda, as mudanças que se operam no mundo da educação no que diz respeito aos papeis do professor, do aluno, a função do livro e da cultura, bem como a relevãncia do uso das tecnologias pelo movimento social com fins realmente educativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.