Endereços úteis na internet

Autores

  • Patrícia Carla dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i25p122-123

Resumo

http://www.telenovela.hpg.ig.com.br/index.html

Esta página, idealizada por Nílson Xavier, um apaixonado por telenovela brasileira, contém um riquíssimo acervo de informações. Desde Ilusões perdidas (1965), primeira novela diária da TV Globo, até O clone (2002), o internauta pode ter acesso a sinopses de todas as telenovelas exibidas na TV brasileira. A consulta pode ser feita por ordem alfabética ou cronológica. As produções da TV Globo estão separadas de outras emissoras. Ao acessar uma determinada novela, têm-se informações como ficha técnica, sinopse, elenco, bastidores, trilha sonora e fotos. É possível ainda consultar minisséries, como Grande Sertão: Veredas (1985) e Os maias (2001) e seriados como Malu mulher (1979-1980) e O bem amado (1980-1984). Há ainda uma breve história da telenovela no Brasil, desde que as novelas eram feitas ao vivo na extinta TV Tupi; e currículo de vários autores.


http://www.socioambiental.org/website/povind/index.html

Este é um link do site do Instituto Socioambiental - ISA que traz informações sobre os povos indígenas que vivem no país. A página impressiona pelo belíssimo projeto gráfico, bastante colorido e com várias fotografias. Através do site, o internauta pode conhecer o ponto de vista dos índios sobre o surgimento do mundo, sobre a chegada dos colonizadores em 1500 e a sua visão sobre o país. Pode-se conhecer também os direitos das populações indígenas, segundo a Constituição de 1988, sua atuação política, sua arte e sua cultura. Através de uma enciclopédia, se obtêm informações sobre a localização geográfica e as línguas dos povos indígenas existentes. O site mostra um pouco dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo ISA, tais como o Programa Rio Negro e o Programa Parque Indígena do Xingu. Há também disponível uma relação de livros e documentos que contém informações sobre a questão indígena.


http://www.correiocidadania.com.br/

Este é o endereço virtual do Correio da Cidadania, um periódico semanal que tem como objetivo noticiar e debater fatos sob uma outra ótica, diferente da vigente na maioria dos órgãos de informação. Por ter uma linha editorial dirigida, o semanário conta apenas com recursos vindos de assinaturas. As seções do jornal são: A Semana, Política, Internacional, Economia e Charges. Apesar de a edição ser semanal, recebe atualizações constantes com as notícias que julgar realmente relevantes. Há ainda a seção Cartas, em que o leitor pode enviar e ter sua carta publicada no site. É possível ter acesso a edições anteriores do jornal, e também a suas charges.

http://www.jangadabrasil.com.br

Jangada Brasil existe com o objetivo de registrar e divulgar a cultura popular brasileira. A página funciona como uma revista mensal, contendo matérias divididas em suas várias seções, tais como: Almanaque, inclusive com formato adequado ao mesmo; Colher de pau, com histórias sobre os hábitos alimentares de nosso povo; e Festança, com matérias sobre as várias festas regionais da nossa cultura. Há ainda a agenda de shows e eventos; dicas de livros, CDs e programas de rádio e televisão. O internauta pode divulgar ou indicar algum evento ou trabalho e ainda criticar, mandar sugestões e receber boletins da Jangada Brasil. Também há como acessar outras edições, fazer downloads de textos, músicas, cantigas e partituras.


 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar