Ética e cinema: notas sobre uma experiência didática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p31-37Palavras-chave:
ética, jornalismo, cinema, educação, didática, vídeoResumo
Este artigo pretende apresentar algumas considerações acerca de uma experiência de ensino desenvolvida no curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade do Vale do Itajai (Univali), em Santa Catarina, para a disciplina Legislação e Ética em Jornalismo. Trata-se da utilização de obras cinematográficas, disponíveis em fitas de vídeo, como recurso pedagogice para a discussão de temas e dilemas da ética jornalística. A atividade consiste na assistência das obras seguindo uma leitura orientada pela professor, enfocando assuntos e questões fundamentais para uma discussão dos procedimentos e condutas éticas dos profissionais do jornalismo. As fitas em vídeo funcionam como pontos de partida para os debates dirigidos em sala de aula, além de oferecer elementos de motivação na redação ensino-aprendizagem. PaEavras-chave: dica, jornalismo, cinema, educação, didática, vídeo tem se concentrado nos meios de comunicação para contar suas histórias e de como a midia vem sendo alvo de críticas sobre seus procedimentos. Podemos citar ainda A fogueira das vaidades (1990), A primeira página (1974), Em defesa da verdade (1985), O jornal (19941, O repórter (1.986) e o brasileiro Doces poderes (1996). Entretanto, na elaboração de uma lista de sugestões, o educador precisa levar em conta as diretrizes de seu conteúdo programático, as orientações que a disciplina estiver seguindo no seu desenvolvimento com aquela turma e, o que G também imprescindível, as inquietudes manifestadas por seus alunos durante as aulas.
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