Endereços úteis na internet

Autores

  • Patrícia Carla dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p116-117

Resumo

http://www.releituras.com

No início, o, na época, recém aposentado Arnaldo Nogueira Júnior, pretendia apenas compartilhar textos com amigos via e-mail. Um dia um amigo lhe propôs que colocasse os textos à disposição dos internautas e assim nasceu a idéia de fazer um site. O Releituras é um site que tem como objetivo divulgar trabalhos de escritores. No link releituras, o leitor tem à sua disposição mais de 700 textos, de 210 escritores nacionais e estrangeiros. Em biografia, o espaço é dedicado a autores consagrados, como Mário de Andrade, Adélia Prado e Barão de Itararé. Ao acessar a biografia de um dos autores, é possível ainda ler os textos deste autor disponíveis no site. Quinzenalmente há a publicação de uma tira humorística e todo mês um texto recebe a ilustração de um artista gráfico. A página ainda abre espaço a novos escritores. Os textos enviados ao Releituras serão submetidos a análise e, os que forem selecionados, serão publicados. Há ainda sugestão de links relacionados a vestibular e páginas que divulgam e se relacionam com o próprio Releituras. Estão disponíveis ainda um serviço de busca e de cadastro para que o internauta receba por e-mail as novidades do site.

http://www.tver.org.br/
A ONG TVer tem por objetivo principal contribuir para a melhoria da qualidade da programação da TV brasileira. Propõe que se discutam a televisão e os direitos dos telespectadores, já que a atuação da TV está diretamente ligada aos problemas da sociedade, ainda mais os relacionados com o público infanto-juvenil, tais como violência, gravidez na adolescência, exploração do trabalho infantil. Segundo pesquisas, as crianças brasileiras passam boa parte do tempo em frente à televisão. O site do TVer é um espaço interativo. No link 'Você faz a crítica', o internauta pode deixar sua opinião sobre a programação. A participação também se dá através de enquetes e de um fórum sobre vários temas relacionados a televisão. O internatura pode ainda se cadastrar para receber notícias via e-mail. Há ainda no site textos de vários autores com ponto de vista sobre os programas de televisão, além de pesquisas e teses, links e bibliografia especializada na área. No link 'Educação' há uma oficina on line sobre violência, que visa estimular a reflexão sobre a programação da TV brasileira.

http://www.multirio.rj.gov.br/seculo21
O conteúdo do site Século XXI é dirigido a educadores de jovens e adolescentes. O site visa relacionar assuntos sobre a juventude, tais como sexualidade, trabalho, música, violência, com aqueles que permeiam o já complexo século XXI. Por enquanto, estão em pauta os temas funk & rap, violência urbana e novo mundo do trabalho. Ao acessar o endereço acima, o internauta deve primeiro clicar em um dos temas, cada qual estruturado a partir da palavra chave. A página tem diversas chaves. Cada chave apresenta seu tema específico, abordando os cinco enfoques expressos em suas letras: C - conceito, H - hoje, A - atividades pedagógicas, V - vitrine de material de apoio, E - relato de experiências. Através desta chave o internauta pode navegar pelos diversos conteúdos de cada tema, bastando clicar em uma de suas letras.
No link Para entender o século XXI, o internauta tem acesso a diversos textos debatendo os principais temas do século e suas implicações. São eles: revolução tecnológica, globalização, cultura, mídia, desigualdade social, trabalho e violência.

http://www.baraoemrevista.org
O Barão em Revista é um site voltado para a divulgação da cultura. A página publica artigos com críticas de espetáculos de teatro e de dança, filmes, exposições e CDs. Há ainda vários textos sobre cidadania, relato de experiências, além de entrevistas com artistas e pessoas relacionadas a estas e outras áreas. O site contém ainda uma agenda de eventos atualizada.

 


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-08-30

Como Citar