Internet: um novo paradigma de informação e comunicação

Autores

  • Cibele Abdo Rodella Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p41-48

Palavras-chave:

tecnologia de informação e comunicação, Internet, poder, cultura global

Resumo

As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) alteram o modelo tradicional da emissão e recepção das informações veiculadas pelas mídias tradicionais – impressos, rádios e TVs –, propiciando o surgimento de novos personagens emissores de informação, que, capacitados tecnologicamente, podem romper com o paradigma de quem detém o poder de emitir as informações. Neste sentido, a Internet, mídia que melhor representa a revolução tecnológica dos meios de comunicação, criou um novo personagem gerador de informação: o internauta. Perceber o potencial deste fenômeno e as mudanças que poderá gerar na recepção dos meios tradicionais de informação exige dos pesquisadores, principalmente das áreas de educação e comunicação, uma atenção redobrada para o estudo desse fenômeno.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cibele Abdo Rodella, Centro Universitário de Maringá
    Jornalista pós-graduada em Filosofia. Professora do curso de Comunicação Social do Cesumar (Centro Universitário de Maringá).E-mail: cibeleabdo@aol.com.br

Downloads

Publicado

2005-04-30

Como Citar

Internet: um novo paradigma de informação e comunicação. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 41-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p41-48