NCE - A trajetória de um núcleo de pesquisa da USP

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p111-113

Palavras-chave:

comunicação, educação, educomunicação, ecossistemas comunicativos, espaços educativos

Resumo

O autor apresenta o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP (NCE – ECA/ USP), o qual reúne um grupo de professores de várias universidades brasileiras interessado na inter-relação da Comunicação e Educação. A partir de um trabalho de pesquisa realizado com especialistas de 12 países da América Latina e países da Península Ibérica, descobriu-se que esta interface gerou um campo novo e distinto: a educomunicação. Um espaço no qual os membros da sociedade se encontram para pôr em prática ecossistemas comunicativos e democráticos, abertos e participativos, impregnados da intencionalidade educativa e voltados para a implementação dos direitos humanos, especialmente o direito à comunicação. O autor mostra também que o NCE vem desenvolvendo projetos de assessoria ou de cursos, como o Educom. rádio, Educom.TV, Todeolho.TV, Educom. mídia, todos projetos de gestão da comunicação em espaços educativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Professor Livre-Docente do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP. Coordenador do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação. Presidente da UCIP – Union Catholique Internationale de la Presse (2001-2004).E-mail: ismarolive@yahoo.com

Downloads

Publicado

2005-04-30

Como Citar

NCE - A trajetória de um núcleo de pesquisa da USP. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 111-113. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p111-113