NCE - A trajetória de um núcleo de pesquisa da USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p111-113Palavras-chave:
comunicação, educação, educomunicação, ecossistemas comunicativos, espaços educativosResumo
O autor apresenta o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP (NCE – ECA/ USP), o qual reúne um grupo de professores de várias universidades brasileiras interessado na inter-relação da Comunicação e Educação. A partir de um trabalho de pesquisa realizado com especialistas de 12 países da América Latina e países da Península Ibérica, descobriu-se que esta interface gerou um campo novo e distinto: a educomunicação. Um espaço no qual os membros da sociedade se encontram para pôr em prática ecossistemas comunicativos e democráticos, abertos e participativos, impregnados da intencionalidade educativa e voltados para a implementação dos direitos humanos, especialmente o direito à comunicação. O autor mostra também que o NCE vem desenvolvendo projetos de assessoria ou de cursos, como o Educom. rádio, Educom.TV, Todeolho.TV, Educom. mídia, todos projetos de gestão da comunicação em espaços educativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.