Comunicação/educação: campo de ressignificação das tecnologias de comunicação

Autores

  • Roseli Fígaro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p7-15

Palavras-chave:

novas tecnologias, meios de comunicação, comunicação/educação, escola, professor.

Resumo

O artigo trata da importância da compreensão do uso das tecnologias de informação e comunicação no espaço educacional, partindo do princípio de que tais tecnologias são produtos de uma lógica voltada para o mercado cultural, com linguagem e uso bem direcionados, e que ao serem introduzidas na escola passam
necessariamente por um processo de ressignificação.
Dependendo do projeto educacional da instituição, os educadores terão a tarefa de compreender a complexidade de tais técnicas e linguagens para, utilizando-se delas, reorientá-las, ressignificá-las para a formação de novos cidadãos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseli Fígaro, Universidade de São Paulo
    Professora doutora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado na Universidade de Provence, França. Pesquisadora do grupo de pesquisa do Arquivo Miroel Silveira, bem como pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação e Trabalho ECA-USP/CNPq. Foi editora executiva da revista
    Comunicação & Educação de 1995 a 2003.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Comunicação/educação: campo de ressignificação das tecnologias de comunicação. (2010). Comunicação & Educação, 15(3), 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p7-15